Sobre a pesquisadora


Biografia

Adriana Pierre Coca - Pós-doutoranda em Ciências da Informação, área de Jornalismo e Estudos Mediáticos, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal.

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Cultura e Significação (2017).

Mestra em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), na linha de pesquisa Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais (2013).

Especialista em Teoria e Técnicas da Comunicação pela Fundação Cásper Líbero (1997) e MBA em Gestão de Projetos (2008). Graduada em Rádio e TV pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em 1995.

Tem experiência em telejornalismo, direção e produção de TV. Trabalhou na TV Cultura de São Paulo e no SBT.

Foi professora adjunta da Universidade Positivo em Curitiba-PR, responsável pelas disciplinas de Produção Publicitária em TV I, II e III, Telejornalismo, Fotografia e Projeto Experimental (Produção) e integra o grupo de pesquisa - Núcleo de Pesquisa em Ficção Seriada Televisiva da Universidade Federal de Goiás (UFG).

É autora dos livros: Rastros de Telerrecriação em Cartografia Movente (São Paulo: Labrador, 2019); Telerrecreación: um modo crítico y creativo de pensar y producir televisión (São Paulo: Labrador, 2019); Cartografias da Teledramaturgia Brasileira: entre rupturas de sentidos e processos de telerrecriação (São Paulo: Labrador, 2018) e Tecendo Rupturas: o processo da recriação televisual de Dom Casmurro (Rio de Janeiro: Tríbia, 2015).