Blog Telerrecriação

blog

O Blog Telerrecriação está vinculado ao site de mesmo nome e foi produzido para compartilhar conteúdos relacionados à teledramaturgia, especialmente, a ficção seriada da TV aberta brasileira, mas também se volta para outros textos culturais, sendo um espaço aberto para a discussão acerca das linguagens, de modo mais descontraído, por isso não privilegia só textos acadêmicos. Também dá atenção a divulgação de eventos e lançamentos de livros da área.

O busca pelo “efeito de real” nas histórias de ficção contadas na TV

PorAdriana Pierre Coca

Hoje, vou discutir com vocês a construção do “efeito de real” (BARTHES, 2012)...

Continue Lendo

Cineresistências: por uma potencialização das minorias.

Por Caio Ramos, Douglas Ostruca, Laila Oliveira, Nísia Martins do Rosário, Paula Coruja

O objetivo da mostra é dar visibilidade a curtas-metragens, longas-metragens e videoclipes de diversos estados do país que abordem questões TLGBQIA+ e do movimento feminista...

Continue Lendo

O ato de escrever uma pesquisa.

Por Adriana Pierre Coca

O post de hoje traz um relato pessoal sobre o meu processo de tessitura/criação dos meus dois livros já publicados...

Continue Lendo

A intermidialidade entre a literatura e o texto televisual.

Por Adriana Pierre Coca

A literatura é fonte de inspiração recorrente para narrativas ficcionais no audiovisual...

Continue Lendo

As referências intermediáticas do cinema em Capitu.

Por Adriana Pierre Coca

As referências intermidiáticas entre o cinema e o texto televisual da microssérie Capitu (TV Globo/2008) é a discussão do post dessa semana no Blog Telerrecriação...

Continue Lendo

O figurino de inspiração impressionista de Capitu.

Por Adriana Pierre Coca

O figurino, antes de tudo, faz parte da caracterização das personagens, não é apenas um traje de cena...

Continue Lendo

As travessias entre linguagens na recriação televisual de Dom Casmurro...

Por Adriana Pierre Coca

A discussão de hoje no Blog Telerrecriaçãos traz como exemplo empírico o processo da recriação do romance Dom Casmurro para a TV...

Continue Lendo

Casa do Saber de SP oferece espaço para autores...

Por Rafael Pieroni

Casa do Saber de SP oferece espaço para que novos autores compartilhem o processo de criação de seus livros...

Continue Lendo

Interconexões de poéticas audiovisuais.

Por Adriana Pierre Coca

O livro Interconexões de Poéticas Audiovisuais apresenta um estudo, cujo o objetivo foi ampliar os debates da comunicação audiovisual...

Continue Lendo

A Dinâmica folhetinesca da linguagem televisual.

Por Adriana Pierre Coca

O folhetim, do francês feuilleton (folha de livro), foi o primeiro gênero de massa da narrativa de ficção seriada escrita...

Continue Lendo

A Composição da Imagem na Televisão

Por Adriana Pierre Coca

A imagem na televisão assegura parte da memória cultural da humanidade, porque é impregnada de historicidade...

Continue Lendo

Heróis ou Vilões? Personagens complexos em Once Upon a Time

Por Priscila Rocha Arena

Once Upon a Time é um seriado americano de drama e fantasia, que aborda o gênero dos contos de fada de maneira atual e complexa...

Continue Lendo

CARTOGRAFIAS DA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA: Entre rupturas de sentidos e processos de telerrecriação.

Por Adriana Pierre Coca

Um livro para quem se interessa pelo mundo televisual e seus meandros ficcionais, mas é também um livro para quem gosta de explorar saberes...

Continue Lendo

A perspectiva cartográfica e a pesquisa em comunicação

Por Adriana Pierre Coca

A cartografia está associada ao pensamento pós-estruturalista e é uma perspectiva metodológica recente que pode ser compreendida como metodologia...

Continue Lendo

Un cuento chino, uma narrativa contada em fait divers

Por Adriana Pierre Coca

Este post reflete sobre como os fait divers foram usados como suporte para a construção narrativa do filme Un Cuento Chino (2011)...

Continue Lendo

Irregularidades cenográficas em Hoje é dia de Maria

Por Adriana Pierre Coca

A discussão deste post traz resultados de uma pesquisa que buscou identificar não o que se repete / preserva em relação à cenografia das histórias de ficção narradas na televisão...

Continue Lendo

A psicologia na TV: o caso de Norman Bates

Por Camila Maestri Esteves

Personagens complexos e cheios de psicologia vêm sendo cada vez mais explorados nas telas do cinema e da televisão...

Continue Lendo

As regularidades da cenografia na TV

Por Adriana Pierre Coca

Somos cônscios de que toda obra audiovisual parte de um conceito-guia. O cenário, o figurino e os objetos de cena devem contar uma história, auxiliando na composição narrativa...

Continue Lendo

Telerrecriar: um modo crítico e criativo de se pensar e produzir televisão

Por Adriana Pierre Coca

A noção de telerrecriação é o eixo organizador de um estudo e que nomeia as rupturas de sentidos na teledramaturgia...

Continue Lendo

Fotografia Televisual: Cânones e rupturas

Por Adriana Pierre Coca

A composição da imagem na televisão dialoga intimamente com a iluminação na produção da cena...

Continue Lendo

Videoclipes que contam histórias ou videoclipes filmes?

Por Rodrigo Oliva

Venho desenvolvendo uma pesquisa que busca entender como se organizam as questões da ordem narrativa em videoclipes. ...

Continue Lendo

Cão sem plumas: corpos em movimento no palco, na tela e atravessados por poesia

Por Adriana P. Coca em Corporalidades

O cão sem plumas (1953) é um poema conhecido de João Cabral de Melo Neto (1920-1999)...

Continue Lendo

A fotografia filosófica de Atta Kim

Por Adriana P. Coca em Corporalidades

Um olhar em busca da evanescência do mundo, que quer retratar a perene existência humana, que acredita que os homens, os objetos e suas relações são igualmente valiosos....

Continue Lendo

Uma reflexão sobre o corpo e a vida

Por Adriana P. Coca em Corporalidades

Imagens de corpos em seus momentos “aparentemente insignificantes” do dia-a-dia trazem consigo os mistérios...

Continue Lendo

Corpos animados na teledramaturgia brasileira

Por Adriana P. Coca em Corporalidades

Animação na ficção seriada e teledramaturgia animada são textos televisuais distintos...

Continue Lendo

Anamorfoses Corporais Audiovisuais:
O caso de Capitu *

PorAdriana P. Coca em Corporalidades

A imagem é o elemento essencial, mas apenas o começo da ação criativa, defende a cineasta de vanguarda...

Continue Lendo

Her: Um futuro que se aproxima.

PorAdriana P. Coca em Corporalidades

Her foi indicado ao Oscar 2014 em cinco categorias, entre elas, melhor filme...

Continue Lendo